O CPTI é bicampeão! Vencedor do Prêmio ANP 2016

Galeria de Fotos


O CPTI é bicampeão! Vencedor do Prêmio ANP 2016


Projeto "Pig Palito para Inspeção de Dutos Submarinos Multisize" vence o Premio ANP 2016 na Categoria I - Inovação Tecnológica Desenvolvida no Brasil por Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT) Nacional em Colaboração com Empresa Petrolífera.

Autoria do projeto: PUC-Rio e Petrobras

Descrição do projeto: O projeto disponibiliza ferramentas tipo "pigs instrumentados" para a inspeção de dutos submarinos de produção de petróleo e gás em águas profundas. Os dutos em águas profundas, em especial os do pré-sal, apresentam configurações construtivas que requerem pigs especiais, dada a existência de grandes variações de diâmetro, grandes espessuras em diâmetros pequenos, altas pressões, grandes ranges de temperatura, longos percursos e gás como fluido principal. O projeto é inovador por oferecer ao mercado uma alternativa para a inspeção dos dutos, que até então não podiam ser inspecionados devido à ausência de alternativas nacionais e mundiais.

A edição 2016 do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica teve 46 projetos inscritos. A avaliação dos projetos foi feita com base nos critérios de originalidade, aplicabilidade e funcionalidade da tecnologia, contribuição científica e tecnológica, e percentual de conteúdo local. Confira aqui a lista de finalistas do Prêmio.


Linhas de Pesquisa Relacionadas


PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS


Projetos Relacionados


PIGS ESPECIAIS
MICROPIG
PIGS PALITO



® PUC-Rio, 2008 - Todos os direitos reservados.

CPTI-Logo PUC-Logo