PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS

Galeria de Fotos

PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS


O processamento digital de sinais é mais vantajoso do que o analógico pois oferece maior flexibilidade de uso, simplificação dos processos e barateamento do custo de projetos.


Sinais analógicos são representações em tensão ou corrente elétrica de grandezas físicas variando no tempo e/ou no espaço e podem ser obtidos por diversos tipos de transdutores.

O processamento de sinais consiste em manipular sinais elétricos de modo a torná-los adequados a uma determinada aplicação ou extrair informações úteis que têm significado em um sistema físico.

Os sinais analógicos podem ser convertidos para a forma digital, uma sequência de dados binários que codificam o sinal original. Para isso, pode se utilizar, por exemplo, um circuito integrado (CI) chamado conversor analógico para digital (analog-to-digital converter - ADC).

Os sinais digitais podem ser manipulados por computadores e demais circuitos lógico digitais como microcontroladores, processadores DSP e FPGA's, o que permite aplicar uma extensa variedade de algoritmos matemáticos de processamento.

Por isso, no CPTI as técnicas de processamento digital de sinais são usadas em vários projetos e a pesquisa nesse campo representa um passo fundamental para melhorar a qualidade das inspeções.



Confira a lista dos projetos onde o CPTI usa técnicas de processamento digital:


- Identificação de ecos em sinais de ultra-som para medição automatizada de espessura.

- Reconstrução 3D de dados de ultra-som.

- Reconhecimento automático de padrões em dados de PIG para identificação de soldas, anomalias etc.

- Filtragem digital de sinais para eliminação de ruídos ou interferências.

- Modulação/demodulação de sinais digitais para transmissão de dados em sistemas submarinos.

- Métodos para medição de atraso com alta precisão para aplicações de posicionamento hidroacústico ou medições de tensões mecânicas.

- Processamento de imagens para extração de atributos como rotação relativa de um alvo.






® PUC-Rio, 2008 - Todos os direitos reservados.

CPTI-Logo PUC-Logo