O CPTI usa técnicas que utilizam eletromagnetismo na inspeção de equipamentos constituídos por aço, carbono ou outros metais.
Existem diversas técnicas que utilizam eletromagnetismo para fazer inspeção de equipamentos. Por inspeção entende-se a determinação de características como tensão mecânica, corrosão, perda de material e existência de trincas, que podem ser importantes para determinar falhas ou perdas de funcionalidade do equipamento.
O CPTI desenvolve pesquisa na aplicação das seguintes técnicas:
- Magnetic Flux Leakage (MFL), aplicado é detecção de perdas de material.
Nesta técnica, aplica-se um forte campo magnético na parede da estrutura a ser inspecionada, magnetizando o metal até a saturação. Nas regiões com corrosões ou perdas de material, ocorre uma fuga de campo magnético que pode ser medida por um sensor magnético posicionado adequadamente entre os polos magnéticos. Com isso, pode-se identificar as regiões danificadas e estimar a intensidade daperda de metal.
- Eddy Current (correntes parasitas), usado principalmente na detecção de trincas ou descontinuidades superficiais.
Quando um material condutor está sobre efeito de um campo magnético variante, surgem anéis de corrente (corrente parasitas) que produzem um campo em oposição à variação do campo magnético aplicado. Medindo, a intensidade das correntes parasitas é possível identifacar falhas na condutividade do material, que podem ser trincas superficiais.
- Ruído de Barkhausen, usado para medir características de dureza e tensão mecânica.
O efeito de Barkhausen é o ruído provocado pela mudança nos domínios magnéticos de um material ferromagnético, quando ocorre uma variação no campo aplicado sobre ele. A sua intensidade está associada as condições da estrutura cristalina do material e serve como um bom indicador das suas propriedades mecânicas.