Equipamento inovador que combina um ROV com um sistema de inspeção por ultra-som.
O desenvolvimento da tecnologia de inspeção de dutos por ultra-som é parte do programa de pesquisa da parceria CETUC-CENPES nos últimos anos.
Neste desenvolvimento alcançou-se o domínio da técnica de determinação da espessura de paredes de dutos metálicos através da medida dos ecos provenientes de pulsos de ultra-som com incidência normal às paredes do duto. A solução mostrou-se uma alternativa eficiente para a inspeção de chapas de navio, já que o problema é semelhante mas com uma geometria diferente.
O projeto de um ROV Hibrido foi proposto com o objetivo de criar um veículo de operação remota (ROV) instrumentado com sensores de ultra-som para inspeção de cascos de navio. A ferramenta deve ser capaz de inspecionar a perda de espessura por corrosão em cascos de navios tipo FPSO/FSO.
Para a realização da proposta, a PUC-Rio coordenou uma parceria tecnológica envolvendo uma empresa nacional (ORTENG AC SERVICE), receptora final da tecnologia desenvolvida, e uma empresa francesa (ECA HYTEC), que possui a tecnologia de fabricação e operação de veículos de operação remota (ROV).
Esta parceria se fez necessária porque o veículo foi desenvolvido para a finalidade do projeto, não sendo um produto disponível “em prateleira”.
No CPTI foram desenvolvidas as seguintes etapas:
- Desenvolvimento de uma eletrônica de ultra-som com 64 transdutores para ser embarcada no ROV de acordo com as limitações de peso e volume necessárias;
- Desenvolvimento soluções e técnicas de processamento de sinais para ambientes muito ruidosos;
- Integração do sistema de posicionamento com o de aquisição de dados;
- Desenvolvimento das adaptações necessárias no software embarcado e de visualização dos dados em tempo-real;
- Projeto mecânico do vaso da eletrônica e régua de sensores;
- Acompanhamento de testes e operações de campo.