EQUIPAMENTO ULTRA-SOM MULTI-CANAL

Galeria de Fotos

EQUIPAMENTO ULTRA-SOM MULTI-CANAL


Ferramenta baseada em tecnologia de ultra-som para monitoramento da propagação de defeitos planares (trincas) e corrosões em tubos de aço.


A profundidade das trincas é medida através de uma técnica conhecida como TOFD, ou Time Of Flight Diffraction. Nesta técnica dois transdutores de ultra-som são posicionados em torno da trinca, funcionando como um transmissor e um receptor. O sinal acústico é então difratado na ponta da trinca, permitindo uma medida precisa da profundidade do defeito a partir do tempo de propagação.

Este é o primeiro equipamento nacional que possui, além da técnica de pulso-eco tradicional, suporte para a técnica TOFD. A ferramenta foi utilizada dentro do escopo do projeto "Metodologias para Teste Hidrostático" do CENPES/PETROBRAS.

As principais vantagens desta ferramenta de ultra-som em relação às existentes no mercado são flexibilidade, grande capacidade de armazenamento para testes de longa duração, facilidade de operação e recursos avançados de análise de resultados.

Além disso, a maioria dos equipamentos de TOFD comerciais possuem poucos canais de ultra-som, limitando assim, o acompanhamento da propagação de mais de uma trinca no mesmo tubo.

Esta ferramenta se diferencia destes equipamentos pois faz o controle e a aquisição de até dezesseis transdutores de ultra-som, permitindo monitoramento de até 8 defeitos em um único ensaio.

Assim, reduz-se significativamente o tempo total necessário para o teste dos tubos.

O sistema desenvolvido pela PUC-Rio integra-se melhor com o tipo de teste realizado, isto é, os dados obtidos são armazenados e organizados de forma a facilitar a análise dos projetos de pesquisa e de certificação da Petrobras.


Os principais benefícios deste equipamento em relação aos protótipos desenvolvidos anteriormente são:

. Interface USB, possibilitando conexão simples com qualquer computador de mesa ou laptop
. Melhores característica de relação sinal/ruído do circuito receptor;
. Maior faixa de ganho dinâmico do receptor (78dB);
. Controle de ganho digital;
. Maior potência de excitação (programável);
. Adequação as normas internacionais de TOFD (BS 7706);
. Possibilidade de operação via Internet, permitindo monitorar processos remotamente;
. Montagem mecânica robusta em padrão industrial.






® PUC-Rio, 2008 - Todos os direitos reservados.

CPTI-Logo PUC-Logo