A inspeção por ultra-som é considerada uma das mais importantes técnicas de ensaios não destrutivos (END) por oferecer resultados confiáveis.
A garantia de integridade dos diversos equipamentos utilizados na indústria do petróleo depende fortemente de tecnologias de inspeção e END.
Com o ultra-som é possível, por exemplo, medir corrosão e perda de espessura, localizar trincas, detectar falta de penetração em soldas, entre outras aplicações.
Nos últimos anos a equipe do Centro de Pesquisa em Tecnologia de Inspeção (CPTI/CETUC) tem investido fortemente com objetivo de dominar todo o conhecimento necessário para criar um equipamento de ultra-som.
O CPTI possui hoje capacidade de oferecer uma solução 100% nacional de inspeção por ultra-som nas técnicas de "pulso-eco" e TOFD (Time Of Flight Diffraction). Os sistemas incluem softwares de análise de dados, a eletrônica embarcada digital, placas eletrônicas de excitação e amplificação de sinais além dos próprios transdutores, fabricados no Brasil pela equipe da Escola Politécnica da USP que integra a rede de pesquisa do CENPES.
Os sistemas de ultra-som desenvolvidos pelo CPTI são utilizados em PIGs, scanners, inspeção de casco de navio FPSO e monitoramento de propagação de trincas.
Esta é uma área de pesquisa multi-disciplinar, cujos objetivos principais são:
(1) Melhorar a acurácia e confiança das medidas,
(2) Reduzir o tamanho dos equipamento,
(3) Aumentar a resolução,
(4) Implementar reconstrução 3D de superfícies,
(5) Viabilizar de novas aplicações.